De que vale a inovação se não for para benefício coletivo? Esse é o propósito da plataforma “Letrando”, um projeto de extensão Pro Media Lab do curso de Jornalismo da Univali lançado em abril. O foco é a Educação Midiática, para alunos e professores da rede pública, através de conteúdo para a redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
A plataforma já está disponível através do http://jornalcobaia.com.br/letrando.
Na plataforma inicialmente estão disponíveis informações, dados, pesquisas, entrevistas e outros itens que podem ser temas das redações de vestibulares e do ENEM. Mas essa é a primeira etapa apenas.
A segunda fase são os cursos e oficinas de Educação Midiática propriamente dita, capacitando educadores e alunos a compartilharem conhecimento. Dessa forma, proporcionando orientação crítica quanto à interpretação do meio, forma e da mensagem. Já está disponível a sessão caixa de ferramentas com várias dicas de aplicativos para facilitar a vida do educador neste modo online.
Para a terceira etapa está previsto o acompanhamento de estudantes de escolas públicas de Santa Catarina com baixo desempenho médio nas redações do Enem, através de intervenções e projetos que busquem promover melhor resultado.
Com essa ação além da Univali, mas principalmente os futuros profissionais por ela formados, se aproximam das necessidades da comunidade e a transformam. Unindo profissionalismo, tecnologia e ação social. Ótimo para toda a sociedade, não é mesmo?
Fonte: http://jornalcobaia.com.br/letrando/ e
@univalionline
Comments