Planejar é um ato continuo para o empreendedor. Vale dizer que planejar não é engessar. Ou seja, a gente vai fazer listas e pesquisas e no decorrer do processo será preciso mudar os rumos. E está tudo bem, porque é assim mesmo.
Então por que vale a pena planejar se tudo pode mudar? Porque quando a gente planeja, canalizamos nosso foco de atenção e ação. Com isso deixamos a procrastinação de lado e nos movimentamos em direção aos nossos objetivos. Além de quê, com o planejamento, as possibilidades de fracasso diminuem.
Mais informações sobre essas dicas no site do Citeb.
1.) Cuide do seu tempo
a. O planejamento é um processo, ainda mais de um próximo ano. Não espere resolver isso numa tarde.
b. Para dinamizar o processo, escolha um dia e uma hora durante a semana ao longo de um mês. No final dos 4 encontros você deve ter um planejamento adequado.
c. Mantenha essa mesma data e hora enquanto o planejamento estiver sendo executado. Para manter a equipe informada e engajada ao cumprir as metas estipuladas nesse planejamento.
2.) Clareza e Objetividade
a. Quanto mais clareza você tiver sobre os objetivos, menor será o desgaste e a perda de tempo.
b. Ao identificar “o quê”, já pense no “como” e no “quando”. Por exemplo:
i. O quê? Quero aumentar as vendas do produto x.
ii. Como? Aumentando os pontos de venda, abrangendo mais território.
iii. Quando? Implantar 20 novos endereços até maio.
c. Saber o que fazer, mesmo que tenha de adaptar ao longo do percurso, é uma economia financeira também. Afinal, você eliminou várias distrações e está seguindo no rumo cada vez mais afinado aos seus objetivos.
3.) Ferramentas simples
a. Papel e caneta, só. Por que usar ferramentas analógicas? Porque o cérebro retém melhor informações quando usamos recursos físicos a nossa disposição, como os 5 sentidos.
b. Inclusive o tempo da escrita sinaliza ao cérebro que é algo importante e precisa ser registrado.
c. Para ficar dinâmico, use papeis e canetas coloridas de acordo com os itens mais significativos a serem desenvolvidos. Facilita a leitura visual e engajamento da equipe com foco e leveza.
Quais dessas dicas você já usa? Conte pra gente! E se você quiser encontrar outros conteúdos como esse, basta nos solicitar pelas redes sociais.
#incubadora #empreendedorismo #educação #sustentabilidade #investimento #novosnegocios #inovação #planejamento #tempo #biguaçu #santacatarina
Comments