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Finanças. Qual a maneira de pagamento preferida dos brasileiros?



Inclusive em compras presenciais, 29% dos brasileiros preferem fazer pagamentos através de transferências instantâneas (pix). Em seguida vieram os cartões de crédito (23,2%), cartões de débito (18,8%) e dinheiro (12,9%). Dados apurados pelo XII Informe de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait Payments.


O comportamento financeiro do brasileiro corresponde a sua proximidade com os meios digitais, especialmente o celular. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil apresenta mais de um smartphone por habitante, ou seja, são 242 milhões de celulares inteligentes em uso no país, que tem pouco mais de 214 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE.


A comodidade de resolver tudo na palma da mão reflete nas oportunidades para fintechs e outros serviços financeiros. Conforme o estudo, no Brasil, 30% dos entrevistados já indicam um neobank como sendo sua principal entidade de serviços financeiros e pagamento. Em 2021, esse percentual era de 26%.


Tendência

Segundo Ernesto Terriquez, Head da Minsait Payments na América Latina, “as transferências instantâneas mantenham seu protagonismo entre os meios de pagamento presenciais mais utilizados pela população, podendo adquirir ainda mais destaque com a chegada de novos produtos e funcionalidades, como Pix parcelado, Pix saque e Pix troco”, explica.


Aliás, nos países latinos, o comportamento financeiro é bem diferente, como aponta o executivo. “Na maioria dos países contemplados pelo Informe, prevalece a opção por pagamentos presenciais em dinheiro, como é o caso do México (44%) e da Colômbia (39%), ou com cartão de débito, como no Chile (42%) e em Portugal (41%)”, diz.


Oportunidades

Outra proposta interessante que a pesquisa traz é o aumento de pessoas que fazem uso de recursos bancários. Que subiu de 70% em 2017 para 84% em 2022, segundo dados coletados pela pesquisa Global Findex Database, do Banco Mundial.


Esse crescimento da bancarização do brasileiro sinaliza também o interesse em educação financeira, investimentos e amadurecimento do comportamento financeiro digital.



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