Quantos filmes você já assistiu onde cientistas aproveitam acontecimentos naturais extremos para extrair dados e prever desastres? Para além das telas, foi exatamente isso que aconteceu com o grupo de pesquisadores do NOAA Chemical Sciences Laboratory quando o vulcão Hunga Tonga entrou em erupção em janeiro deste ano.
Condições para pesquisa
A condição que a erupção provocou foi lançar na atmosfera uma carga de poeira e gás tóxico a uma altitude acima de 30 km. Nesse cenário, formou-se uma nuvem em formato de guarda-chuva de 500km de largura e desencadeou quantidades recordes de raios. “A violenta erupção proporcionou uma rara oportunidade para os cientistas aprenderem mais sobre as emissões de gases de dióxido de enxofre na estratosfera”, diz a matéria da Innovation & Tech Today.
Quais dados interessam?
Para a coleta de dados foram usados balões especiais lançados acima da estratosfera para coleta de dados quanto à qualidade do ar à medida que a nuvem passava por eles. Enquanto satélites da NOAA rastrearam os balões e o movimento da nuvem vulcânica. conforme a revista de tecnologia, “Esta foi a resposta científica mais rápida a uma erupção vulcânica até o momento, e os dados melhorarão a compreensão coletiva dos pesquisadores sobre como as explosões vulcânicas afetam a atmosfera da Terra”.
Entre os efeitos estão as origens de tsunamis. Após a erupção, alertas foram indicados por sensores alocados no Oceano Pacífico, gerando dados diretos para o Tsunami Warning Centers.
Mudanças Climáticas
Os impactos das mudanças climáticas estão afetando comunidades em todo o mundo, e os cientistas prevêem que muitos tipos de desastres naturais e perigos provavelmente se tornarão ainda mais intensos nas próximas décadas. Uma parte central da missão da NOAA é construir uma Nação Pronta para o Clima, na qual as pessoas compartilham uma compreensão das mudanças climáticas e trabalham juntas para enfrentar a crise climática.
Tecnologias inovadoras e parcerias estratégicas de pesquisa são fundamentais para cumprir essa missão orientada à ciência que ajuda a construir o sentido de comunidade global, promover o crescimento econômico e manter as pessoas seguras.
Com: @innotechtoday @noaa
#inovação #inovaçãoaberta #inovacaotransversal #inovaçãosocial #startup #investimento #pesquisaedesenvolvimento #oportunidade #quimica #vulcao #tecnologia #ods2030 #businessinteligence #dataclound #santacatarina
Commenti