top of page
  • citebonline

Investimento/ Criptomoeda x moeda digital, por que entender a diferença?

Talvez não esteja claro para todos, mas nem toda moeda digital é uma criptomoeda. Com a China investindo pesado no uso da sua moeda digital é interessante rever as diferenças. Até mesmo porque é o modelo em desenvolvimento no Brasil, como falamos em post anterior (https://www.citebonline.com.br/post/moedas-digitais-ser%C3%A3o-v%C3%A1lidas-no-varejo-e-em-opera%C3%A7%C3%B5es-internacionais-diz-banco-central ). Porém, a moeda chinesa e-CNY está em vigor desde fevereiro de 2022.


Para relembrar:

Quando se fala em criptoativos, entende-se que há uma ação de criptografia. Uso de uma linguagem rastreável para assegurar as transações em rede descentralizadas, como Bitcoin e a Ethereum. Já as moedas digitais devem estar vinculadas a um banco central, como é o caso da e-CNY e provavelmente a nossa brasileira.


Questões econômicas

Por enquanto as moedas digitais são novidades em solo digital em construção. Porém, é certeza que se trata de um caminho sem volta. Dia mais, dia menos essas serão ferramentas de troca nos multiversos.


A estratégia chinesa é interessante porque passa por primeiro ser uma moeda forte dentro das suas próprias divisas, estimulando o desenvolvimento do mercado interno. A consequência é estar se tornando uma alternativa ao dólar, ao menos em suas operações.


Tecnologias financeiras

De acordo matéria no portal UOL, "levantamento de 2021 da consultoria Ernst & Young, a China é líder mundial na adoção de tecnologias financeiras. Cerca de 87% dos seus usuários de smartphones utilizam esses serviços inovadores". Por outro lado, pode ser visto como um instrumento de controle economico sobre a população, já que o banco central chines terá acesso a todo percurso da transação financeira para além dos bancos privados.


De todo modo, a China é hoje potência que dita caminhos comerciais mundiais, especialmente aqui, onde as transções bilaterais Brasil-China cresceram 44% só em 2021 de acordo com o IPEA.




Com @ipeaoficial



Comments


bottom of page