Esses anos recentes comprovaram que a telessaúde é uma realidade possível para o dia-a-dia. Se não fosse o isolamento social, talvez a sociedade levaria mais tempo para aceitar que alguns processos podem ser feitos a distância de forma prática e segura para profissionais da saúde e pacientes.
Tecnologias
O conteito de telemedicina foi estabelecido para atendimento emergencial durante o período da pandemia. Já a telessaúde apresenta um conceito ampliado da prestação de serviço de saúde à distância, incluindo serviços diagnóticos. A base é usar canais de comunicação que façam a transmissão segura de dados, como: textos, sons, imagens, documentos e outras consideradas adequadas.
Projeto de Lei
Dessa forma, foi aprovado dia 27 de abril pela Câmara dos Deputados, o projeto de lei (PL 1998/20) que autoriza e conceitua a prática da telessaúde em todo o território nacional.
"Os atos do profissional de saúde praticados dessa forma terão validade em todo o território nacional e aquele que exercer a profissão em outra jurisdição exclusivamente por meio dessa modalidade não precisará de outra inscrição secundária ou complementar àquela do conselho de seu estado." conforme texto da Agência Câmara de Notícias.
A proposta revoga a lei 13.989/20 que permitiu a telemedicina durante a quarentena de COVID-19.
Oportunidade
A área da saúde é uma das mais importantes e inovadoras. Com essa regulamentação e possibilidade de ampliar o acesso dos brasileiros à ações e campanhas de saúde e bem estar, principalmente em regiões remotas, espera-se que novas soluções tecnológicas supram essa demanda.
Você é tem um projeto ou startup e procura mentoria? O CITeB pode ajudar.
Com @camaradeputados
#inovação #legislação #saúde #telessaude #telemedicina #oportunidade #startup #heathtech #incubadoradenegocios #investimento #tecnologia #sustentabilidade #biguaçu #santacatarina
Comments