Mais de 90% da energia gerada, e consumida, no primeiro trimestre de 2023 no país são de fontes renováveis. De acordo com o ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico, algo que não acontecia desde 2011 e que coloca o Brasil em lugar de destaque mundial na geração de energia limpa.
Energia Armazenada
A capacidade de gerar energia através das águas é conhecida também como energia armazenada (EAR), onde o subsistema Sudeste/ Centro-Oeste é responsável por 70% da geração deste tipo de energia. A previsão é de que ao longo do ano de 2023, o indicador deva permanecer em 20% acima do aferido em 2022. Indicando condições confortáveis de abastecimento em energia renovável.
Investimentos
O Ministério de Minas e Energia está investindo cada vez mais na transição energética. Como o recente anúncio de R$ 50 bilhões para o maior programa de transmissão de energia elétrica no Nordeste Brasileiro, a partir do qual deve escoar a geração de energia solar e eólica para o restante do país.
A estimativa do Ministério de Minas e Energia é que este ano seja de investimentos recorde na expansão da geração de energia limpa, com ampliação na ordem de 90% das usinas eólicas e solares centralizadas.
#inovação #inovaçãoaberta #inovaçãosocial #tecnologia #energia #energialimpa #ods2030 #sustentabilidade #investimentos #energiasolar #incubadoradeempresas #biguaçu #santacatarina