Sabia que existe uma plataforma brasileira gratuita que concentra informações científicas que permite avaliar os possíveis riscos de impactos a partir das mudanças climáticas? Essa é a AdaptaBrasil MCTI. Sua função é integrar informações, que antes estavam fragmentadas em diversos bancos de dados, ou que ainda não existiam para consulta pública, mas agora estão reunidas num ambiente virtual organizado e atualizado.
A plataforma é mantida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e foi desenvolvida em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). São informações consistentes e estratégicas para todos os 5.568 municípios brasileiros.
O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mostra que o mundo atingirá, ou excederá, 1,5°C de aquecimento nas próximas duas décadas. Hoje vivenciamos as consequências com o aumento das concentrações de dióxido de carbono, queimadas, secas, entre outros.
Conforme o site oficial, esses dados permitem:
- avaliar os riscos de impacto da mudança do clima;
- oferecer subsídios a tomadores de decisão das esferas governamentais (federal, estadual e municipal);
- apoiar na produção de conhecimento especializado;
- promover maior conscientização ambiental da sociedade civil;
- e contribuir com menor risco de investimento para os setores público e privado.
A iniciativa é inédita no Brasil e é a contribuição da ciência para ações de adaptação.
Para acessar a plataforma: adaptabrasil.mcti.gov.br
#inovação #inovaçãoaberta #inovaçãosocial #sustentabilidade #esg #ods2030 #startup #investimento #tecnologia #empreendedorismo #gestao #finanças #biguaçu #santacatarina
Commentaires